A Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA) lança sua participação na Campanha “Cuba Sim, Bloqueio Não!” com o objetivo de convocar centrais sindicais de mais de 20 países, federações sindicais regionais e internacionais, e se unir a iniciativas regionais com organizações sociais em ações de solidariedade com Cuba. A proposta foi discutida e aprovada pelas centrais filiadas à CSA, que representam mais de 55 milhões de trabalhadores.

“A campanha constitui um passo na implementação das resoluções congressuais da CSA relacionadas com o compromisso com a solidariedade, a paz e a soberania dos povos, que nos levam a continuar exigindo o fim do bloqueio contra Cuba e condenar todas as medidas de sanção adotadas pelas diferentes administrações dos governos dos Estados Unidos”, afirmou o Secretário-Geral da Confederação, Rafael Freire.

A iniciativa será realizada em três etapas: a primeira focada na influência e mobilização junto às organizações internacionais, a segunda na divulgação e comunicação, e a terceira com ações de solidariedade. “Estaremos articulados com a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo e com a Assembleia Internacional dos Povos, especialmente com o Movimento Sem Terra do Brasil (MST)”, completou Rafael Freire.

Dentre as ações, a CSA irá convocar as afiliadas a incluir a rejeição ao bloqueio a Cuba e a demanda pela remoção imediata do país da lista produzida pelos EUA de países patrocinadores do terrorismo em todas as suas declarações para organismos internacionais.

Também estão previstas entregas de cartas das centrais filiadas e sindicatos de base às embaixadas dos EUA, com o pedido para remover Cuba dessa lista. Em relação à solidariedade com as demandas apresentadas pelas companheiras e companheiros de Cuba, a campanha de solidariedade deve coordenar o envio de produtos de maior necessidade e medicamentos para o país.

Em relação à Comunicação, a CSA trabalhará com as brigadas digitais e sua Rede Sindical de Comunicação para divulgar a iniciativa e promover a mobilização das organizações sindicais. Todos os materiais da campanha estarão disponíveis no site da CSA, na seção de campanhas em Campanha Cuba Sim, Bloqueio Não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *