Quem Somos

A ComunicaSul existe desde 2012 com a missão de cobrir processos eleitorais, políticos e sociais em todo o continente – até 2022, contabilizamos nove países visitados – alguns por mais de uma ocasião – por nosso time de comunicadores: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Paraguai e Venezuela.

A iniciativa pioneira partiu da necessidade de termos notícias direto da fonte, sem intermediação de agências e outros meios de comunicação sobre as disputas políticas e a realidade social dos países irmãos. Buscando reportar direto da fonte, presencialmente e sob uma perspectiva alternativa ao pensamento único imposto pelas grandes corporações midiáticas e agências internacionais, a ComunicaSul busca promover uma agenda de integração regional que seja política, cultural, social, econômica e, também, informativa, sempre calcada nos princípios de soberania e de desenvolvimento.

Para efetivamente se constituir um ambiente mais plural e diverso de informações e opiniões sobre os acontecimentos nacionais e internacionais é preciso criar instrumentos para produção própria de conteúdo. Este é o desafio da ComunicaSul, cuja lógica de trabalho consiste em disponibilizar todos os conteúdos produzidos para livre reprodução, desde que citada a fonte e conferidos os créditos, alimentando as mídias independentes e contra-hegemônicas brasileiras com a pauta latino-americana.