Foto: Elineudo Meira / @fotografia.75

Em evento com movimentos populares, Lula faz apelo ao povo colombiano para que eleja Gustavo Petro e ao povo brasileiro para que derrote o fascismo: “Que a América do Sul seja um bloco muito forte para negociar de igual para igual com os outros blocos”.

POR COMUNICASUL

Representantes de mais de 80 movimentos populares se reuniram com Lula, candidato à presidência nas eleições brasileiras de outubro, nesta sexta-feira (27), em São Paulo. A plenária tratou de temas como a construção dos comitês populares para organizar a luta no pais e elencou propostas para o Brasil sair da crise. O que chamou a atenção, no entanto, foi Lula ter aproveitado a oportunidade para enviar uma mensagem solidária ao povo colombiano.

“Nós, que lutamos para derrubar um governo fascista no Brasil, pedimos ao povo da Colômbia e a todos que defendem a democracia que no próximo domingo votem no companheiro Gustavo Petro para ser o próximo presidente da Colômbia”, disse.

Economista, Gustavo Petro encabeça a chapa do Pacto Histórico, ampla coalizão com diversas forças partidárias dispostas a consagrar, pela primeira vez na história, um governo de centro-esquerda, rompendo com a hegemonia bicentenária das oligarquias colombianas. A população vai às urnas neste domingo (29).

Além de expressar apoio ao candidato que lidera todas as pesquisas de intenção de voto, Lula também fez uma sinalização bastante positiva à retomada de um projeto de integração continental. “Que a partir de outubro de 2022, Colômbia e Brasil ajudem a construir uma América do Sul forte, com integração política, econômica e cultural”, declarou. “Que sejamos um bloco forte para negociarmos de igual pra igual com todos os outros blocos”.

Quatro dias antes, no dia 23 de maio, Dilma Rousseff já havia enviado uma mensagem de apoio a Francia Márquez, potência da política colombiana e candidata à vice-presidência pelo Pacto Histórico.

“A  primeira mulher afro que acompanhará Gustavo Petro para governar por e para mulheres, pelas mães chefes de família, pelas defensoras do meio ambiente, por toda a Colômbia que está indo ‘viver’ gostoso nos próximos quatro anos”, disse Dilma. A ex-presidenta fez referência ao lema de campanha de Francia Márquez, que é o vivir sabroso.

*A reprodução deste conteúdo é livre, desde que citada a fonte e a lista de entidades e organizações que apoiam esta cobertura, como no rodapé a seguir.

Esta cobertura será feita pela Agência ComunicaSul graças ao apoio das seguintes entidades: da Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais e centenas de contribuições individuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *