Composta por comunicadores de todo o Brasil, a rede ComunicaSul – Comunicação Colaborativa se constituiu a partir da mobilização de vários setores sociais para viabilizar a ida de uma equipe de comunicação à Venezuela, com o objetivo de fazer a cobertura jornalística das eleições presidenciais de outubro.

Esta iniciativa pioneira partiu da necessidade de termos notícias direto da fonte, sem intermediação de agências e outros meios de comunicação sobre a disputa eleitoral, a realidade venezuelana e sobre as relações econômicas Brasil-Venezuela, dentro do contexto de uma estratégia de desenvolvimento para a integração da América Latina.

A proposta da rede ComunicaSul não é fazer uma cobertura pró-Chávez, e muito menos anti-Chávez (como faz a grande mídia brasileira, que na sua esmagadora maioria trata o atual governo venezuelano como uma ditadura que está acabando com o país e com as liberdades do povo de lá), mas procurar coletar, diretamente, informações sobre a Venezuela e o sentimento do povo sobre os rumos políticos, econômicos e sociais de seu país.

Para efetivamente se constituir um ambiente mais plural e diverso de informações e opiniões sobre os acontecimentos nacionais e internacionais é preciso criar instrumentos para produção própria de conteúdo. Este é o desafio das organizações que apostaram neste projeto.

Todos os conteúdos disponibilizados neste espaço são de livre reprodução, desde que citada a fonte e conferidos os créditos. Contamos com a parceria de veículos de comunicação no Brasil para reproduzir o conteúdo que vamos gerar a partir de Caracas, entre os dias 01 e 10 de outubro.

Equipe em ordem alfabética:
Caio Teixeira
Daniel Cassol
Leonardo Severo
Marcio Schenatto
Renata Mielli
Terezinha Vicente
Vanessa Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *